sábado, 19 de maio de 2012

A VELHICE......

A velhice, chega a todos! Exceto  a aqueles que o destino prepara uma viagem antecipada. Mas chegar bem a velhice não é algo muito fácil de acontecer, há tantas coisas que dificultam essa faze, as dores de um corpo cansado insistem em participar do dia a dia de quem é velho, o desrespeito e preconceito que a sociedade tem para o idoso é imensamente triste e cruel... Algumas pessoas se ofendem se você chama um idoso de velho mas essas mesmas pessoas não dão lugar a um velhinho ou velhinha sentar no ônibus, e mais, fingem estar dormindo ou distraídos. Quantas vezes você mesmo que lê essas linhas não fez isso? Quantas vezes você não ficou para morrer quando sua vez estava para chegar no atendimento de um mercado ou banco e um idoso entrou na sua frente por ter prioridade? Quantas foram as vezes que ao descer de um ônibus você teve que esperar uma eternidade para sair, pois um velhinho descia a passos de tartaruga, e você revirou os olhos, e talvez tenha até pensado em empurrar o pobre velhinho para poder passar por cima de uma vez? Quantos anos você tem? Vinte, dezessete, vinte e cinco? Em toda sua vida já ajudou um velhinho a atravessar a rua? Já viu uma velhinha passar em frente sua casa com as compras do mercado e se ofereceu para levar as sacolas pesadas para ela? O mundo esta dominado por horários, por prazos, por pressa, e a gente anda tão atarefado que estamos esquecendo de quem trouxe o brasil até aqui. Estamos ignorando o fato de que iremos sim nos tornar velhos, que iremos sim sentir essa velhice chegar para acabar com nossa marra de superiores!!! Velhice não é doença. Não podemos colocar todos os velhos em um navio e mandar para uma ilha deserta a fim de que a jovem sociedade se veja livre de seus maiores egoísmos e excentricidades...  Mesmo que as vezes possamos ver isso refletido em uma nação em que a aposentadoria de um idoso mal paga os remédios necessários para aplacar as dores de uma vida inteira contribuindo para nossa economia. Então pense bem em como você trata essas pessoas, talvez você nem as enxergue, mas elas estão ai, são pais e mães de família, são avós, e acima de tudo são humanos com sentimentos e sonhos como você. Não abandone os seus, não exclua-os da sua vida pois tudo que vai volta e um dia você que maltratou poderá ser maltratado, você que humilhou poderá ser humilhado, pois a vida é assim cheia de surpresas. Então hoje após ler essas humildes palavras, se possível, de um abraço em seu avô ou avó, e diga a eles o quanto os ama... E para você que não se viu nessas linhas e desde cedo ensina seus filhos a respeitar os mais velhos em todos os sentidos meus parabéns, pois o mundo está carente de pessoas como você...

sexta-feira, 11 de maio de 2012

A FÉ DE UMA MÃE...

Em uma cabana no meio de uma floresta nos arredores do fim do mundo uma mulher morava com seu filho de apenas cinco anos, essa mulher era forte e determinada!!! Perdera o marido antes que esse pudesse conhecer seu primogênito, o pai batalhador trabalhava como lenhador e vendia a lenha no vilarejo mais próximo, um dia voltando para casa sentiu fortes dores no peito que o fizeram parar a carroça a fim de tomar um pouco de ar, e então movido pelas dores sucumbiu a um infarte fulminante que o levou para a tristeza de de sua esposa amada ainda no sétimo mês de gestação... Desde então a pobre mulher desamparada se viu como a unica a ter que lidar com a criação de seu filho. Precisava ser forte, aquela mulher tão sofrida e lutadora, não se intimidou com os percal-cios da vida, trabalhou, dia e noite para dar o de comer para seu único filho a quem ela deu o nome do pai Afonso... E assim seguiu sua labuta diária! sozinha cortava lenha e vendia no vilarejo como antes fazia Afonso... Os anos foram se passando e afonso crescia forte e inteligente como o pai. Cinco anos se passaram e afonso adoeceu repentinamente, era inverno e as estradas estavam bloqueadas com a neve, a mulher sem saber o que fazer se viu em meio a um dilema, sabia que seu filho deveria ser consultado por um médico, mas sabia também que se o levasse a cidade com certeza não resistiria ao frio e a distancia, e se fosse ela só, a procura de ajuda temia não encontrar o filho vivo na volta da longa caminhada de a seu lar... Tendo que tomar uma atitude optou por seguir até o vilarejo a procura de um medico que a ajudasse, antes de sair cobriu o filho com dois cobertores extras para que ele não sentisse o frio que entrava pelas frestas da casinha de madeira, lhe deu um beijo no rosto e sem pensar muito seguiu a caminho da estrada. sentia seus pés afundarem na neve dificultando cada passo seu, o frio era quase insuportável, mas não desanimou, e chegou a cidade o mais rápido que pôde. Foi a casa do único medico do vilarejo e lhe pediu ajuda, mas ele um senhor de quase oitenta anos lhe negou ajuda alegando ser muito velho para a longa caminhada ate sua casa, pediu ela então a ele algum remédio que pudesse aplacar as dores do filho e cura-lo da doença que sequer ela sabia qual era. Mas o medico novamente foi rígido em suas palavras e disse que não poderia prescrever um remédio sem saber qual doença o menino tinha, e que só poderia dar tal remédio assim que ela trouxesse o menino para uma consulta. A mulher desolada e sem saber o que fazer decidiu voltar para casa a fim de que o menino estivesse bem ao chegar.
Na volta viu uma grande construção que estava quasse no fim, e perguntou a uma senhora que passava pela rua o que era aquilo, como resposta a senhora disse que aquela grande construção era uma igreja que se instalava no vilarejo.
- E o que faz uma igreja? perguntou a mulher com os olhos marejados.
- Você não sabe para que serve uma igreja? Bom, a gente vai na igreja se ajoelha diante de uma imagem de um homem crucificado na cruz e faz um pedido para ele, se ele achar que você merece ser atendida ele concedi a realização de seu pedido.
- E onde mora esse homem? e qual o nome dele? perguntou a mulher inocente.
- Ele mora no céu, acima das nuvens e de la vê tudo que acontece na terra, ele é onipresente e seu nome é Jesus cristo.
A mulher que nunca havia ouvido falar de Jesus ficou encantada com aquela historia, meio confusa mais encantada, ficou a olhar para a igreja por um instante e decidiu entrar para tentar falar com aquele tal Jesus que estava na cruz. Assim que entrou viu a imagem de Jesus na crus e um homem vestido de preto embaixo da imagem, então se aproximou do homem e perguntou:
- Ola senhor, sera que eu poderia falar com o senhor jesus?
O homem rindo da inocência da mulher respondeu:
- Claro senhora, fique a vontade para orar a deus, a igreja ainda não esta terminada mas todos são bem vindos na casa do pai.
Mesmo sem entender muito do que aquele homem falava a mulher se ajoelhou em frente da imagem como a senhora havia lhe explicado, nesse momento algumas mulheres entraram na igreja se sentaram e começaram a rir da forma que a mulher se portava diante da imagem, mas a mulher sequer notou a presença das mulheres tamanha era sua concentração, e dizia a mulher diante da imagem:
- Senhor Jesus, sei que o senhor não me conhece, e também acabei de saber de sua existência, fui criada numa família muito pobre com pais rígidos e eles nunca me falaram do senhor, moro numa pequena casa na floresta onde pouco saio para vir a vila, tenho um filho chamado Afonso que é o motivo para eu ser feliz, só tenho a ele e mais ninguém, sou viúva e dedico todo meu tempo ao meu filhinho amado, mas a alguns dias meu filhinho caiu doente e eu não sei o que ele tem, o medico disse que não pode ajudar e eu não sei mais o que fazer, então entrei aqui para pedir sua ajuda, por favor se for possível eu peço que o senhor vá ate minha casa e que ajude meu filhinho a melhorar nem que seja um pouco, por favor, eu moro na floresta e para chegar lá o senhor tem que pegar a estrada que segue depois da ponte de madeira, então tem que andar por umas duas horas até chegar em duas estradinhas que se cruzam, ai o senhor pega a da direita e anda por mais umas duas horas e então verá uma casinha com chaminé saindo fumaça dela, ai na porta o senhor vera um tapete marrom, é só pegar a chave embaixo dele e entrar... Muito obrigado Jesus, agora vou indo antes que escureça.
E dito tudo saiu a mulher da igreja enquanto as mulheres sentadas riam dela, e assim que chegou na rua o padre lhe alcançou e deu a ela uma imagem de jesus em um papel, disse que sempre que ela quisesse orar deveria mentalizar Jesus cristo e pedir ou agradecer..
E com o papelzinho na mão seguiu a mulher rumo a sua casa, por horas caminhou, até que avistou sua casinha, cansada e aflita com o estado do filho chegou e ao suspender o tapete percebeu que a chave estava da mesma forma que ela havia deixado, abriu a porta com o coração na mão e ao entrar se espantou com seu filho que correu em sua direção assim que ela entrou, a mulher emocionada em ver o filho em pé e bem perguntou o que havia acontecido para ele melhorar da quela forma e o menino olhou para mãe e respondeu:
- É que depois que a senhora saiu mamãe, passou bastante tempo e eu estava sem conseguir respirar com meu peito doendo de dor, então a porta abriu e um homem de cabelos grandes e barbudo, com uma roupa branca entrou aqui, sentou na cama do meu lado, colocou a mão no meu peito e disse " levanta-te e andas" e ai eu melhorei e a dor passou, ah e ele disse que da próxima vez a senhora podia deixar um leitinho quente para ele tomar antes de ir. A mãe então olhou a pintura de jesus no papel e viu que ele ele era um homem de cabelos e barbas grandes e vestido de branco.....     POR FRANCISCO MANIÇOBA     PS: " PARABÉNS A TODAS AS MÃES DO MUNDO"


terça-feira, 8 de maio de 2012

ENTRE URZES E ESPINHOS...


Eu caminhava sem rumo pela estrada de minha vida, não tinha direção, não tinha propósito, me achava menos que todos a ponto de não me amar. Nunca havia sido amado,, nunca havia sido beijado com sentimento, me prendia a ideia de que não existia esperança para mim. Deitava a noite para dormir e a solidão sempre ao meu lado, me agonizando dia após dia, tudo estava tão distante e difícil ao meu alcance... Já não sorria, já não sabia o que era ser feliz, tinha medo de não ser amado, de não ser compreendido, tinha medo de não conhecer meu destino, de me perder e não conseguir me achar. Confesso, que era infeliz, pedia a Deus aos prantos por uma direção, por uma luz que iluminasse meu céu tão escuro e melancólico... Por muitos anos anos prossegui desta forma, por muito tempo entre urzes e espinhos me machuquei. Me entregava a todos que quisessem um pedaço de mim pois achava que assim, quem sabe pudesse bater de frente ao meu príncipe encantado, mas o que achei foi dor, sofrimento e lamento, o que me apareceu, foi pessoas que queriam usar o resto de minha dignidade, de meu libido, de meu amor, que tanto eu implorava para dar a alguém... Me apaixonava perdidamente para quem me desse o minimo de atenção. Bastava um abraço, um sorriso, ou mesmo poucas palavras para meu coração se encher de esperança, para eu pensar comigo mesmo( sera esse?). Depois de apaixonado, me entregava sem medidas, sem pensar nas consequências de meus atos ou palavras. Fazia tudo que estava ao meu alcance para agradar a aquele que eu desejava, comprava presentes, oferecia meus favores, e me colocava sempre a disposição para agradar essa pessoa, mesmo que para isso eu próprio me desagradasse... Aos poucos fui perdendo o amor que sentia por mim, comecei sem perceber a viver a vida daqueles que imaginava amar, daqueles que sonhava em ter para sempre em meus braços, e como era de se esperar, fui rejeitado inúmeras vezes, humilhado, e usado das piores formas possíveis, me enganei, fui enganado, me julguei, fui julgado, e cai... Cai em tristeza profunda, em um marasmo de frustração onde achei que seria meu lugar... Me perguntava todas as noites o que havia feito para merecer essa vida, o que Deus queria para mim que não me mostrava... Então cansado de sofrer, me rendi ao meu tormento, fixei em minha mente que eu não merecia ser feliz, que eu não merecia encontrar alguém para dividir minha vida. Concretizei em meus pensamentos que nascerá para sofrer e não deveria lutar contra isso, aceitei essa realidade e me conformei a ela. Fui levando minha vida dia a dia, sem procurar mais a quem amar, sem olhar para o lado, sem sonhar!!! E quando cheguei ao fim do poço, e me senti enfim conformado em estar lá, eis que Deus me jogou uma corda, sem imaginar avistei alguém que me olhava com carinho em uma esquina qualquer, alguém que dizia gostar de mim. E eu sem reação, me encolhi em meu medo, não achava mais possível esse sentimento em mim, tentei ser cauteloso e não me precipitar, mas esse alguém foi persistente e não desistiu de mim, me ensinou tudo sobre o amor, e descobri o quanto estava enganado, com o que se tratasse desse sentimento, aos poucos fui me descobrindo, e vendo como errei e como compliquei tudo. Hoje sei que amor de verdade exige respeito, exige amor próprio, exige paz, carinho e paixão de ambas as partes. Descobri que quem ama só, sofre só, chora só e vive só...  Amor implica com duas pessoas se completando, se respeitando, e evoluindo juntas. Hoje faz 4 anos que estou com meu príncipe encantado, e a quatro anos aprendi finalmente o que é ser feliz, pois ninguém pode ser feliz sozinho, e para cada coração sofrido que existe um outro o espera em algum lugar. Então se você ainda não achou sua metade, não desista, não se perca e mantenha a chama da esperança acesa em sua alma. Não se desespere e acredite pois o que é seu está a caminho, tenha fé, porque quando você menos esperar estará de frente ao grande amor da sua vida....       bjs FRANCISCO MANIÇOBA

domingo, 6 de maio de 2012

MALDADE

É impressionante como no mundo existem gente má e infeliz! A pouco tempo comecei a trabalhar em um serviço onde me deparei com uma pessoa assim, essas pessoas são ruins por natureza, ti prejudicam e fazem de tudo para ti derrubar apenas para seu bel prazer... Quando somos pessoas de paz, que não gosta de brigas e confusões tentamos ser o mais correto e pacientes possível, mas mesmo para você que é calma ou calmo como eu, fica difícil de manter essa calma que tanto prezamos... Pessoas como essa que tenho que conviver diariamente costumam ter uma vida tribulada e cheias de tristezas, em suas casas não sabem o que é paz e provavelmente não conhecem o amor, seja ele fraternal ou amoroso! Elas tem que lidar diariamente com brigas, raiva, ódio, e desprezo. Se acostumam a tudo que há de ruim, e consequentemente os maus tratos, e porradas que levam da vida acabam por criar um mecanismo de defesa, para se proteger de tudo e todos a sua volta. Sem perceber começam a atacar tudo que encontram pela frente, essas pessoas geralmente mentem compulsivamente, choram com facilidade para tentar arrancar a piedade alheia e sabem se fazer de vitimas como ninguém. São pessoas sem escrúpulos, e que mesmo tendo acabado com uma vida conseguem se deitar a noite e dormir como se nada tivesse acontecido, não sentem remorsos pois acham que sempre estão certas, independente da situação que estejam.  Colecionam inimigos por onde passam com facilidade. E nunca pedem desculpas ou perdão. Costumam ser preconceituosas, e se acham melhores que os outros a sua volta. Procuram peculiaridades nas pessoas para poder rir e aponta-las a todos, colocam apelidos, se juntam a outros para falar de todos, elas vivem em meio a fofocas, e brigas. Se você conhece ou conheceu alguém assim sabe do que estou falando! Talvez tenha se mantido sereno, diante de alguém assim, ou talvez tenha estourado e partido para briga física, talvez tenha se afastado, ou jogado o jogo dela com as mesmas armas. Não sei dizer qual a forma certa de agir com pessoas assim, não sei dizer se elas são vitimas da dor e do sofrimento, não sei se sua alma é ruim por natureza, mas sei que não é fácil de atura-las. E sei que é nessas horas que aprendemos a nos conhecer como nunca, sei que nossas atitudes não podem fugir ao nosso caráter, sei que se você é alguém que é incapaz de prejudicar alguém, que se você ama seu próximo e ao invés de falar mal prefere ser indiferente para não entrar em atrito então um consolo você já tem, pois com certeza essa pessoa nunca terá a paz de espirito que você tem agora, nunca saberá o que ter um amigo de verdade, nunca saberá o que é ser feliz como você é, mesmo que tenhamos dificuldades e provações pelo caminho ainda assim sabemos que felicidade não se alcança com a queda dos outros, que amor e amizade não se compra com mentiras, e que paz só se adquire com atitudes positivas e reais. Então, não pense no que alguém assim possa ter tirado de você e sim no que você ganhou de maturidade, experiencia e auto controle com ela....   FRANCISCO MANIÇOBA

quarta-feira, 2 de maio de 2012

A DOR DA PERDA

Na vida existe momentos inevitáveis de se adiar! Um desses momentos é a morte, a morte é um processo natural difícil de aceitar, de lidar, de encarar... Algumas culturas celebram a morte de um ente querido com festas que duram por dias e dias, eles acreditam que a morte em si é apenas uma passagem em que o espirito deixa seu corpo físico para continuar sua jornada rumo a novos aprendizados, mas a maioria das nações ainda vê a morte como algo triste e sem sentido. Perder uma mãe, um pai, um irmão, marido, esposa ou um amigo querido não é fácil! A gente sofre, chora, pede respostas a Deus. E de imediato, mesmo que essas respostas estejam a nossa frente com certeza não iremos enxergar com clareza, pois estamos cegos pela dor latejante que nos dilacera o coração. Não é fácil aceitar que aquela pessoa que tanto amamos não estará mais em nosso convívio, ter a certeza que não poderemos mais trocar palavras, dar um abraço, ou ao menos ouvir suas palavras amigas nos faz cair em uma dor tão profunda que pensamos ser merecedores de algum castigo vindo de forças maiores... A verdade é que toda dor por mais dolorosa que seja, com o tempo se ameniza! Dizer que a saudade, irá cessar por completo é ilusão, não se esquece, não se estingue por mais tempo que passe, mas a gente aprende a conviver com aquele fio de angustia que se instala em nossa garganta toda vez que lembramos desse ente querido que se foi. Não sou um perito em como lidar com a dor da perda, não sou eu quem dirá a você como agir nesse momento tão intimo e particular, cada um reage de uma forma, alguns gritam, choram, se desesperam, outros se calam, se reprimem e sucumbem a dor. A pouco mais de um ano, perdi minha avó, e não foi simples para mim essa perda, mas com o passar dos meses vi que o melhor a se fazer era se agarrar aos bons momentos que vivi ao lado dela, me agarrar as boas lembranças de anos de convivência. É preciso aceitar a perda, não mascara-la, viver o luto. Pois é passando por todo esse processo, que adquirimos serenidade, força, e respostas para essa perda. É preciso viver o luto, não tente ser forte, e não diga que você não sofrera. Chore, grite se precisar, seja humano, mas saiba que um dia tudo isso ira acabar, tenha certeza que um dia você encontrará novamente essa pessoa e que terá ela em seus braços, que sentira o calor de um beijo dela queimar sua face com amor e carinho. Por isso enquanto essas feridas estiverem abertas é preciso trata-las com cuidado e atenção, é preciso passar por todo esse processo com maturidade e força, é preciso lamber as feridas para que não piorem com o passar do tempo. Não acredite que tudo acaba, que tudo tem seu fim. Ao invés disso se agarre a ideia de que se transforma, que tudo evolui, que tudo é passageiro e por fim faça tudo que estiver ao seu alcance para ser feliz, pois assim quem foi estará olhando para você de um lugar melhor com uma lagrima a descer pela face a rolar de encontro com um sorriso nos lábios por saber que você é um orgulho para ela...     FRANCISCO MANIÇOBA